segunda-feira, 12 de novembro de 2007

5 Razões para morar em Esteio

Pode ser que não acreditem, mas Esteio é uma cidade de 1ª, passa a 1ª e quando vai para a 2ª a cidade já acabou, mas deixando a brincadeira de lado hoje escrevo para mostrar o que Esteio tem de vantagem com relação as outras cidades da volta.

1º - Qualidade de Vida
Para alguns, a maioria dos bairros são ótimos, calmos, alguns tem um tiroteio que outro, uma "enchentizinha", mas nada que outras cidades não tenham.

2º - Distâncias
15 minutos de Porto Alegre e São Leopoldo, cidade bem localizada, se não opções na cidade vá para os vizinhos, morar bem com um pátio(vale do sinos) amplo. Via metrô de superfície, BR 116, RS 118, cidade que faz divisa com Sapucaia do Sul, Canoas, Cachoeirinha, Nova Santa Rita, caso não gostem, tem muito lugar para fugir.

3º - Segurança
Cidade mais segurada da região metropolitana, digo, menos violenta.

4º - Custo
Um apartamento no Centro de Esteio é mais barato do que nos centros das cidades vizinhas, nos bairros nem se fala.

5º - Entretenimento
Tem tudo que cidade grande tem, menos Mac e Habib's, tem cinema(de vez em quando), shooping (humm +-), teatro (casa de cultura), shows, danceteria(???) é um ligeiro problema, já que do dia para noite abrem e fecham. Bem entretenimento não falta.

Dedico este post a um amigo de Caxias do Sul que está procurando um ap em Porto Alegre.
A propósito, Esteio é uma cidade que cresce todo ano, apesar da população diminuir tem grande potêncial para empreendimentos imobiliários e novos tipos de negócio.

Aí vocês me perguntam: bah que post choxo.
Pois é segunda é assim, até amanhã.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Flanelinhas ou Bandidos

Nunca gostei de estacionar o carro na rua e ver um elemento correndo para cima de mim e perguntar: Posso cuidar tio? Tudo bem, cuida, o que podia dizer? Não, mas não risca meu carro. Existem muitos flanelinhas nas ruas de Esteio, muitos "cuidam" realmente seu carro, mas a grande maioria só quer o seu dinheiro e vira as costas, se não paga antes tem o perigo de ter o carro riscado, segundo ouvi de um deles certa vez.
Minha indignação se deve ao fato que não basta pagarmos impostos para ter segurança, temos que ser reféns de uma máfia que está querendo se organizar, sim, segundo uma fonte segura foram feitas reuniões para se criar uma espécie de sindicato dos flanelinhas, acredita nisso.
Para completar um lojista amigo meu disse que já foi ameaçado diversas vezes por esses pseu-guardadores de carros, dizendo que vão assaltar a loja caso não dê uma ajudinha(propina) para eles. Isso é uma vergonha!
Para finalizar, façam como eu, não incentivem este tipo negócio, quer cuidar o carro, então cuida, mas não vou mais dar dinheiro para estes marginais.
Bom final de semana, e até segunda.

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Cambistas

Cada dia que passa ao redor da estação do trensurb em Esteio aumenta o número de vendedores de passagem, nada contra esses trabalhadores que ganham a vida honestamente e como podem, mas sim o quão limitado é o espaço para circular naquela área, e que é reduzido ainda mais em dias de chuva, quando "aparecem" do nada ambulantes vendendo guarda chuvas e outros "apetrechos", sem falar no acarajé e "churrasquinho de gato", é claro que não se compara ao centro da nossa capital Porto Alegre, mas está ficando desagradável.
Para pegar uma condução ou o metrô tenho que ficar a mercê da chuva, pois os "vendedores" estão abrigados no lugar onde está destinado para passageiros, na verdade para todos, pois a rua é pública, mas bem que poderiam se "ligar" e dar um maior espaço para os passageiros das conduções e seus "clientes".
O certo é que as autoridades municipais não vão agir a favor de nenhum dos lados, já que o próximo ano (2008) é de eleições, e a ordem é agradar a todos, até lá temos que conviver apertados sujeitos ao tempo entre colunas de cimento, pontos de ônibus e vendedores ambulantes.

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

A lotação

Hoje pela manhã quando ia para o trabalho peguei uma lotação (transporte coletivo) abarrotada de gente em que o motorista sempre dizia: Um passo atrás, pois o fundo está vazio.
Era mentira estava lotadasso. A cada parada ia ficando pior, cerca de 40 pessoas onde deveriam ficar 25, me perguntava diversas vezes durante o trajeto até o centro da cidade se isto era transporte coletivo de qualidade.
A lotação sempre cheia e com atrasos relevantes fazia qualquer um desistir e ir "a pé", deveria ter feito isso se não estivesse atrasado e não fossem quase 30 minutos até onde precisava ir. Que merda!
Uma garotinha que deveria desembarcar na frente da escola, desembarcou uma parada após pois o motorista não esperou ela descer, ela nem teve tempo! Cara isso me revoltou, gritei com o motorista e disse que a lotação estava muito cheia, ele me ignorou, nunca pego a deste horário, outro usuário me disse que ele sempre fazia isso.
Me pergunto até aonde vai a paciência de quem depende deste tipo de transporte que em cidades como Esteio não sofrem nenhuma fiscalização, além de sempre haver um aumento na tarifa acima da inflação com a desculpa que o aumento serve para prover um serviço de melhor qualidade, que absurdo, eu vou começar a andar a pé.